quarta-feira, 8 de abril de 2015

REPORTAGEM DA TV APARECIDA DENUNCIA EXPLORAÇÃO INFANTIL NA ILHA DE MARAJÓ E OS DESAFIOS DA IGREJA NA REGIÃO


A equipe de jornalismo da TV Aparecida está preparando uma série de reportagens sobre os desafios da Igreja Católica no Brasil com o projeto “Dons da Igreja”. Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontecerá de 15 a 24 de abril, a emissora exibirá o especial “Desafios da Igreja: Ilha de Marajó”.

Durante 10 (dez) dias a equipe acompanhou os trabalhos da Igreja Católica na região e do Bispo da Prelazia de Marajó, Dom José Luiz Azcona que é natural da Espanha e em 1983 veio para o Brasil evangelizar na Amazônia e nunca mais voltou para Europa.

Na região existem comunidades ribeirinhas afastadas que só podem acompanhar a Celebração da missa apenas uma vez ao ano. O local vive em condições precárias onde não existe estrutura e transporte adequado, revelando o total abandono do poder público.

Dom Luís Azcona foi ouvido durante a primeira Audiência Pública da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - da Pedofilia em 2009, instalada pela Assembleia Legislativa do Pará, para investigar casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Marajó.

A reportagem verificou que trata-se de uma região onde os direitos humanos são constantemente violados. Abusos sexuais contra menores, exploração sexual infantil, tráfico humano, dentre outras atrocidades, ocorrem com frequência. Pelas denúncias feitas sobre o descaso na região, Dom Azcona ele vem sofrendo ameaças de morte, mas continua o seu trabalho evangelizador e não aceita ser escoltado.

Para tentar amenizar os problemas presentes na região, a Igreja Católica desenvolve um trabalho com os moradores, visando trazer o mínimo de dignidade, oferecendo, dentro das possibilidades, uma melhor qualidade de vida.

Outros bispos da Igreja Católica, espalhados pelo Brasil, também estão denunciando situações de abandono. O projeto “Desafios da Igreja: Ilha de Marajó” é só o primeiro que a TV Aparecida está produzindo.


A reportagem será exibida pela TV Aparecida, no dia 15 de abril, às 10h20, no dia 16 de abril, às 22h00, e no dia 18 de abril, às 19h.

TV Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário