sábado, 30 de abril de 2016

VÍDEO MOSTRA TÚNEL DE 30 METROS ESCAVADO NA CADEIA PÚBLICA DE NATAL

O G1 teve acesso às imagens que mostram que o túnel possuía uma rede elétrica que garantia iluminação e ventilação aos presos durante as escavações. Em trechos do vídeo, é possível ver lâmpadas fluorescentes e um ventilador conectados à uma fiação que corre por toda a dimensão do túnel. Garrafas pet, usadas para armazenar água, também aparecem na gravação.

"O túnel tinha uns 30 metros. Foi aberto a partir da cela 1 do pavilhão A. Não faltava praticamente mais nada para os presos escaparem. Com mais alguns centímetros eles estariam do lado de fora, já no meio da rua Iguatu, que passa ao lado do presídio", disse Dinorá Simas, diretora da unidade. "No mesmo dia que descobrimos o túnel, ele foi tapado com cimento", acrescentou.

O túnel foi encontrado durante uma revista feita por agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Secretaria de Justiça e Cidadania. "A revista foi feita depois que recebemos uma denúncia anônima", ressaltou a diretora.

O pavilhão A tem 180 detentos. A unidade tem capacidade para 216 presos, mas atualmente está com 515.

Maior fuga da história

A maior fuga de presos da história do sistema penitenciário potiguar aconteceu no dia 12 de janeiro deste ano, quando 46 presos escaparam da Cadeia Pública de Natal. E foi justamente por um túnel. Na ocasião, logo após a debandada, sete detentos foram recapturados. Este ano, 158 presos já conseguiram e escapar.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário